Dicas do que fazer no Parque do Itatiaia

Tenho certeza que visitar o parque será uma das experiências com a natureza mais lindas de sua vida! Neste artigo do blog vamos compartilhar algumas dicas para aproveitar sua visita ao máximo. Antes de começar lembre-se de reservar um dia inteiro para passar no parque, chegue cedo!

Centro de Visitantes

centro-do-visitantesO centro de visitantes é a primeiro parada, aqui estão reunidas todas as informações sobre o parque e um grande acervo cultura e artístico, com diversas exposições.

Lago Azul

parque-do-itatiaia (8)

A primeira atração natural é o Lago Azul, fica bem próximo ao centro de visitantes. É o local ideal para toda a família, com exceção dos 120 degraus da escadaria, tornando um pouco difícil o acesso para idosos. Próximo ao Lago Azul esta a piscina natural do rio Campo Belo; uma ponto maravilhoso para banho; é o possível chegar a ela por uma segunda trilha de caminhada mais longa e leve, sem degraus, facilitando para idosos.

Piscina Natural Maromba

parque-do-itatiaia (4)

O Complexo Maromba fica a 4km de subida do Centro de Visitantes. Compreende a Piscina Natural do Maromba, a Cachoeira Itaporani e a Cachoeira Véu de Noiva. A piscina é muito grande, ideal para banhistas mais experientes.

Três Picos

tres-picos

Essa é um grande desafio de caminhada por meio de uma trilha íngreme de 7 km por dentro da Mata Atlântica! Para conquistar esse desafio é importante reservar um dia todo para a caminhada, é obrigatório preencher um termo de responsabilidade na portaria do parque para ganhar o acesso.

Pico das Agulhas Negras

Agulhas-Negras

É o ponto mais alto do Parque e quinto mais alto do país! Os 2.791 metros de altitude, podem ser alcançados de caminhada e subida pesada; é necessário experiência do aventureiro, pois certos trechos da subida só são possíveis com apoio de uma corda de segurança.

BÔNUS

Algumas outras atrações que valem a pena conhecer:

  • Pedra da Fundação
  • Mirante do Último Adeus
  • Maciço das Prateleiras
  • Cachoeira do Aiuruoca
  • Pedra do Altar
  • Abrigo Rebouças
  • Camping
  • Travessia Ruy Braga, Ruy Braga com Água Branca, Serra Negra, e Rancho Caído