Parque do Itatiaia na campanha Outubro Rosa

Campanha outubro rosaEm homenagem a todas as mulheres visitantes do Parque do Itatiaia e amantes da natureza, vamos falar sobre a campanha Outubro Rosa, criada para conscientização sobre a necessidade de prevenção contra o câncer de mama e outras doenças relacionadas as mulheres.

A campanha Outubro Rosa é importante pois o câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres em todo mundo.

A gente aproveita e pega carona nessa questão do câncer de mama, pra conversar sobre um assunto mais completo que é a saúde sexual feminina, é muito relevante que toda mulher que dispõe vida sexual ativa, procure o ginecologista ao menos uma vez por ano para realizar os acompanhamentos.

Saúde da mulher depende de acompanhamentos

E que acompanhamentos são estes? A mulher tem que procurar um médico regularmente para realizar os exames de colposcopia e o papanicolau; estes exames servem para descobrir a eventualidade de uma lesão que por ventura vai provocar o câncer de colo de útero, que é o segundo câncer que mais atinge e mata as mulheres no mundo todo.

O Brasil possui um peso bastante considerável nessa estatística, por isso toda mulher que desfruta de uma vida sexual ativa, tem que procurar o seu ginecologista ao menos uma vez por ano para realizar estes exames, seja no serviço público ou no serviço particular de saúde

E todo mês é necessário que a mulher faça o autoexame das mamas, e o que é isto? No momento do banho ao menos uma vez por mês, é fundamental que a mulher apalpe as suas mamas para verificar se possui algum nódulo, alguma retração, ou alguma secreção saindo da região dos mamilos.

Descobrir precocemente algum problema na mama é importante pois os seios fazem parte da autoestima feminina, e é um dos itens que a mulher usa para se sentir bem e até para seduzir um homem na cama.

E por qual motivo na ocasião do banho? Geralmente é a hora que a mulher está mais relaxada, ela pode se apalpar com mais calma, e também por ela estar em pé; é importante que este exame seja realizado em pé. Além disso é bom regularmente que a mulher na frente do espelho consiga verificar se possui qualquer diferença, qualquer particularidade que chame a atenção, chamou a atenção ela necessita buscar o ginecologista para que juntos eles investiguem o que está acontecendo.

Mulheres que possuem casos de câncer de mama na família precisam de atenção redobrada, elas correm um perigo maior de desenvolver uma lesão que pode provocar um câncer de mama.

Resumindo, uma vez por ano toda mulher que têm vida sexual ativa precisa frequentar o ginecologista, e realizar os exames de colposcopia, papanicolau, e exame de mamas.

E toda mulher igualmente uma vez por mês em casa realizar o auto exame das mamas para prevenção de encontrar alguma coisa irregular que chame a atenção, e se achar buscar o médico, isto é imprescindível.

Além disso preservativo em todas as relações sexuais, é uma proteção muito pertinente para a saúde feminina, e às eventuais vacinas contra o HPV que as mulheres que desfrutam de vida sexual ativa também podem tomar para se preservar. Além dos exames de cuidados, a mulher hoje em dia tem a opção de usar estimulantes para o organismo feminino, tanto para dar energia quanto para melhorar a vida sexual, como é o caso do viagra natural feminino,

Muitas mulheres passam anos sem visitar o ginecologista, e ao visitar podem ser pegas de surpresa por algo desagradável, quando na verdade poderia ter sido resolvido brevemente.

Este é um resuminho de alguns precauções básicas com a saúde sexual da mulher para garantir uma vida mais saudável, mais longa, e mais agradável!

É isto aí! Beijão a todas as mulheres!