Vai fazer as trilhas do PNI? Cuide do condicionamento antes!

O Parque Nacional do Itatiaia é um dos locais preferidos por aqueles que praticam montanhismo.

Entretanto, apenas gostar de montanhismo não é necessário, é preciso ter certos cuidados antes de fazer uma trilha no parque. E uma desses cuidados é estar atento ao seu condicionamento físico.

Certas trilhas no PNI são cansativas e precisam de um preparo maior do que outras.

Trilhas

O Pico das Agulhas Negras, por exemplo, encanta pelos visuais incríveis e com sua peculiaridade de suas formas esculpidas pelo tempo.

Entretanto, sua trilha não é para qualquer pessoa. Não recomenda-se, por exemplo, para pessoas que nunca fizeram uma trilha ou que possuem um preparo físico fraco.

O Morro do Couto é uma outra trilha dentro do PNI, considerada por muitos a mais fácil do parque. A trilha tem 6km de ida e volta e o cume da montanha oferece uma vista incrível do Planalto de Itatiaia. Já essa trilha é recomendada para iniciantes no montanhismo e hiking por sua facilidade.

Pedra do Altar - PNIDentro do PNI também é possível fazer também a Pedra do Altar que é uma formação rochosa localizada à esquerda das Agulhas Negras, e seu nome advém do fato de se assemelhar a um altar. Essa trilha também não exige muito e é uma caminha simples e muito interessante, proporcionando visual completo das Agulhas Negras, Morro do Couto e Asa de Hermes.

A Asa de Hermes é uma outra trilha que pode ser feita no PNI. Porem, ela não é indicada para pessoas com preparo físico fraco. A Asa de Hermes trata-se de uma pedra com um formato assemelhado a um losango, que fica sobre um bloco rochoso à beira do vale.

Cuidados antes da visitação ao PNI

Para visitar o PNI é preciso cuidar do preparo físico, por isso é aconselhável para quem é sedentário.

Uma dica legal é criar o hábito com antecedência de cuidar da alimentação e praticar alguma atividade física. Programas na internet como o Pro Ser Saúde também podem ser uma ótima maneira de ganhar conhecimento do corpo humano e melhorar sua estratégia de ganho de preparo físico para visitar o PNI.

A lista abaixo são algumas atividades que você pode fazer meses antes de visitar o PNI.

  • Caminhada

  • Corrida

  • Natação

  • Musculação

  • Lutas em geral

  • Esportes no geral

  • Exercícios de alta intensidade

  • Crossfit

Fazer uma suplementação também pode ser excelente para melhorar a alimentação e aumentar ainda mais o seu preparo físico.

Importante:

Vai visitar o PNI? Contrate guias locais para a visitação. Além de ajudar as cidades ao redor do parque, você estará indo com um profissional qualificado e que conhece realmente o parque. 😉